Autenticação
Esta funcionalidade permite ao usuário acessar o sistema e indicar a entidade para a qual fará a prestação de contas. As demais funcionalidades explicadas neste manual somente poderão ser ativadas após a conclusão desta etapa inicial de autenticação, como ilustrado nas Figura 1 e Figura 2.
Acessar o Sistema
Para utilizar esta funcionalidade siga os passos a seguir.
Acesse a URL https://app.tcema.tc.br/hotsites/epca/ no seu navegador.
Clique no botão “Acesso ao sistema”.
Preencha seu nome de usuário ou e-mail, junto com sua senha de acesso.
Clicar no botão “Entrar”.
Manter Conectado
Esta funcionalidade permite ao usuário guardar seus dados que serão usados na próxima vez que acessar o sistema, como ilustrado na Figura 3. Siga os passos a seguir.
Clique na opção Manter Conectado.
Recuperar Senha
Esta funcionalidade permite ao usuário recuperar os seus dados de acesso, caso tenha esquecido seu login, como ilustrado nas Figura 4, Figura 5 e Figura 6. Siga os passos a seguir.
Clique na opção “Esqueceu sua senha?”.
O sistema apresentará uma tela de recuperação de dados. Siga os passos a seguir.
Informe seu nome de usuário, que corresponde aos 11 números do CPF do usuário, ou e-mail.
Clique no botão “Ok”.
O sistema enviará informações para recuperação de acesso pelo e-mail informado ou o e-mail cadastrado para o nome do usuário informado.
O sistema apresentará uma tela com a mensagem “Você deverá receber um e-mail em breve com mais instruções”.e enviará informações para recuperação de acesso pelo e-mail informado ou o e-mail cadastrado para o nome do usuário informado.
Visualizar o Sistema
O sistema apresentará uma tela listando as diversas entidades para as quais o usuário logado tem permissões de visualizar, preencher e enviar, como ilustrado nas Figura 5 e Figura 6.
Selecione o ano-base para o qual pretende enviar uma prestação de contas.
As permissões que o usuário possui para uma entidade estão descritas nos ícones ao lado do CNPJ da entidade e explicadas na legenda na parte inferior da tela.
Clique no botão “Selecionar” da entidade escolhida.
O sistema apresentará uma tela com as seguintes informações:
Dados do usuário, incluindo Entidade para a qual está prestando contas e as permissões que possui.
Notificações sobre: (1) prestações de contas a vencer ou vencidas; e (2) requerimentos deferidos ou indeferidos.
As funcionalidades que podem ser ativadas pelo usuário.
Acessar Detalhes sobre o ePCA
Esta funcionalidade permite ao usuário obter detalhes e informações sobre o funcionamento do E-PCA, como ilustrado nas Figura 9 e Figura 10.
Estando na tela de início, siga os passos:
O usuário clica no botão “Saiba Mais” e será direcionado para uma tela externa que contém detalhes e informações sobre o funcionamento do E-PCA.
Página TCE - Hotsites que contém detalhes e informações sobre o funcionamento do E-PCA.
Alterar Perfil
Esta funcionalidade permite ao usuário acessar outras entidades em anos base que ele também tenha acesso, como ilustrado nas Figura 11.
Opção de Alterar Perfil.
Anos base que podem ser consultados.
Relação de Entidades aos quais o usuário tem acesso naquele ano base.
Sair do Sistema
Esta funcionalidade permite ao usuário desconectar do sistema, como ilustrado nas Figura 12, Figura 13 e Figura 14. Siga os passos a seguir.
Estando na tela de seleção de ano-base e entidades, siga os passos:
Clique no botão “Sair do Sistema”.
Estando na tela de início, siga os passos:
Clique no botão “Sair”.
O sistema exibe a caixa de diálogo para que o usuário confirme a saída “Sair do Sistema” ou cancele a ação “X” e permaneça no sistema.
O usuário clica na opção sair do sistema e será exibida a tela de acesso do Keycloak solicitando novo acesso.